Transparência

SERVIÇOS:

  • Programa de iniciação à pesquisa: desperta o interesse por pesquisa dos estudantes de graduação para que possamos contar com pesquisadores de qualidade no futuro. Esse programa já tornou introduziu estudantes à prática de produção científica em mais de 1880 experiências de imersão em pesquisa em mais de mil projetos ao longo dos últimos 17 anos.
  • Programa de Fomento à pesquisa: que já financiou integralmente ou parcialmente mais de 110 projetos de  pesquisa de grande importância no cenário local com um total superior a 4,38 milhões de reais ou quase seis milhões de reais corrigidos para valores atuais.
  • Revista CCS: desde 1990, a revista científica da SESDF, goza a reputação uma das revistas nacionais mais requisitadas na área de Sáude Coletiva e saúde geral, graças ao trabalho de editoração e indexação da prof. Cláudia Vicari e do prof. Luciano Camilo. Registrou nos últimos dois anos com mais de 130 mil acessos do Brasil e de outros 81 países.
  • Levantamento de necessidades de pesquisa para o SUS-DF (Relatório NPSUS-DF): realizado a cada dois anos, quase sempre em parceria com o programa PPSUS do Ministério da Saúde, gera um relatório de avaliação de lacunas de conhecimento científico necessários à gestão em saúde pública no Distrito Federal.
  • Núcleo de Evidências (NEv): integrante do sistema EVIPNet , acessível aos gestores da SES para compilação de evidências científicas sobre questões importantes para a tomada de decisão.
  • Escritório de Apoio ao pesquisador: serviço prestado aos pesquisadores e orientadores de pesquisa da graduação, residência e pós-graduação da ESCS em suporte à construção de novos projetos, busca de fomento para a pesquisa e publicação científica.
  • Educação em pesquisa: manutenção de ambiente virtual de aprendizado com cursos á distância para capacitação de estudantes e pesquisadores nas competências necessárias ao desenvolvimento de projetos de pesquisa.
  • Comunicação e divulgação em Ciências da Saúde: elaboração de clippings e ações de divulgação da produção científica da ESCS.
  • Consultoria técnico científica em pesquisa para os gestores da SES: Disponibilização de pesquisadores experientes para discussão técnica de aplicação de novos conhecimentos científicos na prática clínica, de educação e de gestão.
  • Laboratório de Saúde Baseada em Evidências (LABSBE): Atividades criadas pelo professor Fábio Amorim para o desenvolvimento prático de pesquisas clínicas e de revisão que já presta serviços ao Ministério da Saúde por meio de convênio firmado com a FINATEC e a Organização PanAmericana de Saúde (OPAS).

OBJETIVOS TÁTICOS:

  1. Conhecer a produção científica da ESCS
  2. Qualificar a produção científica da ESCS
  3. Demonstrar a produção científica da ESCS
  4. Aproximar a comunicação científica da comunidade acadêmica e da sociedade

ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO:

  1. Plataforma de cadastro de pesquisadores e projetos
  2. Curadoria de projetos
  3. Projeto RePeSUS
  4. Novo PIC
  5. Laboratório de pesquisa
  6. Escritório de Apoio ao Pesquisador